Bicentenário da Independência do Brasil será tema da SNCT em 2022

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve anunciado o tema para a edição de 2022. Em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, o tema do evento será “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O título foi anunciado nesta segunda-feira (6), em Brasília.

Em solenidade no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde a Semana é realizada até sexta-feira, dia 10 de dezembro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância da ciência para o nosso dia a dia, assim como de o país se orgulhar de sua história.

“Nós temos que ter orgulho da nossa história. A ciência no Brasil foi construída desde o início, em 1500, mas é importante ressaltar os últimos 200 anos, como a nossa ciência contribuiu para a nossa vida. A ciência salva as pessoas. Quando a gente tem uma pandemia, a gente vê a importância dela. A ciência sempre esteve do nosso lado e sempre vai estar”, ressaltou.

O deputado federal Marcelo Brum (PSL/RS), ressaltou o trabalho que ele tem desenvolvido unindo ciência e agricultura.  “A gente tem um trabalho com a agricultura gaúcha e brasileira há muitos anos. Nós tivemos a honra de estar junto com o MCTI e a equipe do ministro. Nosso espaço da Voz do Campo está lançando nesse evento, o nosso projeto que temos das Salas Digitais da Agricultura e da Carreta Digital da Agricultura. A carreta vai transportar conhecimento, principalmente para as crianças e estudantes”, disse.

A secretária de Articulação e Popularização da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa, anunciou o tema da próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  “A SNCT tem a finalidade de mobilizar a população em especial, crianças e jovens em torno de temas de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, inovação e atitude científica. Em 2021, o tema foi a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Somos uma nação jovem que comemora em 2022 o bicentenário de sua independência. Este evento é uma oportunidade ímpar para preparar o espírito de toda nossa comunidade científica para o próximo ano”.

Concurso de desenho

O evento também anunciou uma nova parceria do MCTI com o Museu Itinerante Ponto da Universidade Federal de Minas Gerais para promover o concurso de desenho que vai escolher a identidade visual da SNCT do ano que vem. A coordenadora da instituição, Margarida Lima Costa, afirmou que o objetivo da competição, que envolve estudantes de todo o Brasil, é envolver os alunos no tema da ciência e tecnologia.

“Em nome da UFMG, eu agradeço muito essa parceria. Ela vai além do desenho, nosso objetivo é divulgar a ciência, e que esses jovens entendam mais sobre a temática. O Museu transforma esse momento de selecionar o desenho que vai inspirar a logo da SNCT em momentos de formação para que os alunos possam fazer a diferença. Esse é o nosso compromisso, levar ciência para que essa juventude leve o tema pra frente”.

Também foi chamada ao palco a vencedora do concurso deste ano, Nathalia Tamires Silva Tintim, de São Gonçalo do Amarante (RN). “Eu participei sem intenção alguma, fiquei entre os 10 classificados e tive uma emoção enorme. A população votou e o meu desenho ficou em primeiro. Foi uma emoção enorme. A SNCT está me trazendo muitos aprendizados, é uma emoção incrível as pessoas reconhecerem meu desenho”.

A SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo MCTI com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno da ciência, tecnologia e inovações por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia a dia de todos e no desenvolvimento do país.

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a CT&I estão presentes nas mais diferentes áreas da nossa rotina. Sediada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a SNCT acontece até 10 de dezembro.

Para ficar por dentro de tudo que o MCTI está fazendo siga as nossas redes sociais:   
YouTubeFacebookTwitterInstagram Flickr!

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP
(96) 3131-2637
cotec@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International